pet friendly

Um ano após virar lei, circulação de pets em shoppings de Santa Maria agrada lojistas e tutores

Michelli Taborda

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Marina Quinto, 12 anos, levou a cachorrinha Frida, de 7 meses, para passear pelo Praça Nova com o pai

Cerca de um ano e quatro meses depois que a Lei 8525/2017, que permite a circulação de animais de estimação em estabelecimentos comerciais de Santa Maria, passou a valer, ainda são poucos os pets passeando pelos quatro shoppings da cidade. Conforme lojistas, o movimento de cães e gatos aumenta durante os finais de semana, principalmente aos sábados, quando famílias também passeiam pelos locais.

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No Praça Nova, pioneiro na adoção do conceito pet friendly, os animais podem circular no colo ou no chão, com uso de guia. A gerente de marketing do shopping, Camila Figueiredo, explica que os animais têm livre circulação pelas dependências exceto à praça de alimentação, farmácia, academia e lojas do ramo alimentício que ficam pelos corredores. Além disso, há um bebedouro, em frente ao boulevard, para que os pets possam se refrescar.

- A gente não teve nenhum incidente até o momento e tem sido bastante tranquilo. Já realizamos duas feiras de adoção, em parceria com o projeto Somos Pet, e isso fez com que os clientes entendessem a ideia do conceito - comentou Camila.

O engenheiro civil Marcos Guidolin conta que os passeios com a shih tzu Luma, de 4 anos, são frequentes:

- Eu trago ela todos os finais de semana. É muito bom, porque eles são um membro da família. A iniciativa é válida, sim.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A shih tzu Frida foi levada ao shopping pela terceira vez

Ao lado do pai e da shih tzu Frida, de 7 meses, Marina Quinto, 12 anos, era só alegria no último domingo.

- Essa é a terceira vez que a gente traz ela para passear. Moramos em apartamento, então é bom que ela possa ver outros animaizinhos e passear com a gente - disse Marina.

MAIOR FLUXO
No Royal e no Monet, os proprietários de lojas reconhecem que a maior circulação é nos sábados pela manhã. 

- Tem pessoas que tratam seus animaizinhos como se fossem filhos, e nós não temos nenhum tipo de restrição quanto a isso. Às vezes vemos o pessoal pelos corredores e chamamos na loja para podermos brincar - contou a gerente da Franco Giorgi do Royal, Rose Oliveira.

Diferente do que ocorre nos demais shoppings, a circulação dos bichinhos no Royal é liberada apenas se o animalzinho estiver no colo. No terceiro andar, foram instaladas placas para indicar o limite de circulação.

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Já no Monet e no Santa Maria Shopping, existe um espaço com ração e água fresca para os pets, junto às portas de entrada.

- A gente não vê muito porque eu acredito que seja um local mais frequentado por quem passa pelo Centro. O pessoal aproveita para vir no horário do almoço ou intervalo - disse Lauren Adaime Pinto, proprietária da Uau Legal do Santa Maria Shopping.

AUTOR DA LEI
O atual secretário de Saúde de Santa Maria, autor do projeto de lei, Francisco Harrisson (MDB), Dr. Francisco, considera que o funcionamento da lei tem sido satisfatório.  

- O nosso objetivo foi abrir um atendimento a um público que sentia necessidade de poder passear e levar seu pet aos shoppings e ao comércio em geral. Estou muito satisfeito - afirmou o secretário.

COMO FUNCIONA A LEI

  • Podem circular cães, gatos e pássaros de pequeno porte, com uso de coleira e guia. Cães-guias também são bem-vindos
  • Coelhos, furões, porquinhos, hamsters, chinchilas, aves e outros animais domésticos precisam ficar dentro de caixas, bolsas de transporte e carrinhos de passeio devidamente fechados
  • O acesso ao interior das lojas com os animais é permitido nos estabelecimentos identificadas com um adesivo Pet Friendly na vitrine
  • Os animais, com exceção de cão-guia, não podem circular pelos restaurantes, na praça de alimentação, cafés, fraldário e banheiro. Também não é permitido que os pets fiquem sobre os sofás, poltronas e outros mobiliários do shopping
  • Caso o animalzinho faça necessidades fisiológicas em espaços internos ou externos do shopping, inclusive na área do estacionamento, é obrigatório que o responsável faça o recolhimento e, em seguida, descarte nas lixeiras Em caso de xixi, o responsável deve solicitar que um dos colaboradores do shopping acione a equipe de limpeza.
  • O shopping recomenda que os responsáveis levem um pouco de ração ou um sachê para emergências
  • Em caso de mau comportamento, briga ou indisposição entre os pets, ou ainda, caso alguma norma acima não seja atendida, o shopping pode solicitar a retirada do animal e dos respectivos responsáveis do empreendimento

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